A Vita Clean Ambiental realiza a gestão total dos resíduos dos serviços de saúde atendendo desde grandes geradores de resíduos, até pequenos empreendedores que precisam destinar o seu reíduo de saúde adequadamente.
Além da coleta e transporte dos resíduos, também possuímos um centro especializado para tratamento dos resíduos de saúde dos grupos A1, A4, A5 e E. Também realizamos visitas técnicas periódicas visando melhorias em todas as etapas desse gerenciamento como, segregação, acondicionamento, e documentação em geral, prestando orientação técnica para todos os nossos clientes.
Auxiliamos nossos clientes na emissão do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental junto à CETESB. E para pequenos geradores (até 3 ton/ano) oferecemos a possibilidade de incluí-lo em nosso CADRI Coletivo Anual.
Regiões Principais de atuação da Vita Clean Ambiental
Centro Oeste Paulista e Noroeste Paulista
Nossos colaboradores administrativos estão capacitados para atender, elaborar contratos, sanar dúvidas, cadastrar clientes, agendar coletas e auxiliar nas necessidades de nossos clientes nos processos de:
Identificação e classificação dosresíduos;
Segregação e forma correta de acondicionamento;
Cores das embalagens e simbologia para cada tipo de risco associado;
Elaboração e atualização de PGRSS;
Emissão de Autorização Ambiental – CADRI;
Auxilio no cadastramento de nossos clientes junto ao SIGOR.
Nossos colaboradores recebem o devido treinamento para realizar com total responsabilidade e segurança a coleta dos resíduos dos serviços da saúde no estabelecimento de nossos clientes.
Todos os nossos motoristas possuem uma certificação MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos), um curso especializante para transporte de produtosperigosos e que tem como finalidade o aperfeiçoamento, instrução, qualificação e atualização dos motoristas, habilitando-os à condução dos veículos deste segmento.
No transporte, utilizamos veículos permanentemente rastreados e equipados para transportar com segurança todo o resíduo gerado por nossos clientes. Todos identificados segundo a normatização ABNT-NBR para transporte de resíduos perigosos. O transporte de resíduos perigosos é regulamentado atualmente pela ANTT 5232/2016.
Na resolução são determinados os requisitos técnicos para o transporte destes materiais.
Todos os veículos da Ato Ambiental possuem certificados específicos, os quais são o CIV, um documento associado a condição do veículo de carga. E o CIPP é aplicado ao equipamento rodoviário instalado sob o chassi de caminhões ou ligado diretamente ao veículo usado para transportar a carga perigosa.
O CIV (Certificado de Inspeção Veicularo ) é regulamentado Portaria INMETRO nº 457/2008, e se trata de um certificado que atesta que toda a parte rodante do veículo, ou seja, o caminhão trator (ou cavalo) e o semireboque (ou a prancha) foram inspecionados a aprovados quanto às suas condições de segurança para o transporte de produtos perigosos.
Para a emissão do CIV, existe um processo de vistoria em que são inspecionados itens como eixos, equipamentos de segurança, rodas, pneus, sistema direcional, sistema de freios, dentre vários outros elementos.
O CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos) é regulamentado pela Portaria INMETRO nº 91/2009, é o certificado dado ao equipamento ou implemento instalado no veículo onde o produto perigoso é acondicionado como, por exemplo, um tanque, uma carroceria ou mesmo uma caçamba.
Ou seja, para que esse certificado seja emitido, é preciso avaliar a condição do tanque, os elementos de fixação, as tampas, válvulas, enfim, itens de segurança do equipamento destinado ao acondicionamento do produto perigoso.
Nossos colaboradores são capacitados para realizar o efetivo tratamento dos resíduos de serviços de saúde dos grupos A1, A4, A5 e E, os quais são autoclavados e descaracterizados para serem devidamente destinados para Aterro Sanitário de Classe II.
A autoclavagem consiste na aplicação de vapor saturado sob pressão superior a atmosférica, com a finalidade de se obter esterilização do material (IPT/CEMPRE, 2000). Neste processo, o resíduo de saúde passa por um tratamento térmico, que consiste em mante-lo sob pressão à temperatura elevada, por meio de contato com vapor saturado, durante período médio de trinta minutos, até a eliminação de microorganismos, em níveis que não sejam possiveis detecta-los em meio de cultura padrão.
O processo de autoclavagem inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre vapor e os resíduos. De acordo com a carga a tratar, o operador define o tempo e a temperatura de cada ciclo.
A autoclavagem não diminui o volume nem o peso dos resíduos, porém descaracterização ou trituração dos resíduos reduz em até 80% do volume original da carga.
A trituração executada antes de iniciado o ciclo de tratamento na autoclave, além de ajudar a reduzir o volume, aumenta a superficie de contato do vapor com o resíduo,tornando todo o processo mais eficiente.
Desenvolvido por Sunset Marketing Digital 2023